04 janeiro 2012

Hall de entrada...

Verdadeiro cartão-de-visita da nossa casa, o hall de entrada é a primeira impressão que se tem a quem visita o nosso lar e, como se sabe, não há nada como uma excelente primeira impressão!
Preciso! O meu é inexistente!

A reter:
« Independentemente de ser grande ou pequeno, antes de começar a decorar um hall de entrada é importante saber que, enquanto ponto de passagem e de apoio, qual será a sua principal função? Quer um espaço chique e elegante onde pode exibir peças decorativas especiais? Ou prefere um hall prático e funcional com muita arrumação para os casacos, botas e mochilas das crianças? Para além disso, o resultado será ainda mais bem conseguido se aplicar, neste local, o mesmo estilo que tem no resto da casa, ou seja, se em cada metro quadrado de um apartamento predomina uma decoração contemporânea ou minimalista, então um hall de entrada clássico, com poltronas pesadas, uma mesa trabalhada e um espelho vintage pode impressionar, mas não vai combinar com o resto do ambiente. Como apresentação da casa, deixe que o hall de entrada seja um vislumbre do que está para vir. »

Oh pois..faz sentido não?!


Dicas:


  • Um espelho num hall de entrada de pequena dimensão cria, de imediato, a ilusão de mais espaço.




  • Não descure a iluminação: seja com os candeeiros ou focos de tecto, apliques de parede, candeeiros de mesa e de pé ou até mesmo com velas. 




  • Uma só peça deslumbrante e original – cabide de parede ou bengaleiro, quadro ou outro elemento de arte, tapete ou espelho – é suficiente para transformar o seu simples hall de entrada num espaço espectacular.




  • Vista uma parede inteira com fotografias da família, amigos, viagens e momentos especiais… uma recordação para levar consigo sempre que sai e para alegrar os mais difíceis dos dias sempre que chega.




  • Uma sapateira bonita pode servir, simultaneamente, de mesa de apoio, para colocar o correio, as chaves e um candeeiro.




  • Não há nada mais aconchegante numa entrada do que um pequeno sofá ou poltrona, decorada com almofadas convidativas… o local perfeito para se descalçar no final de mais um dia.




  • Utilize um ou mais bancos para, além de criar um ambiente quente e confortável, servir de mesa e de lugares sentados – um dois-em-um original.




  • Este é o espaço perfeito para brincar com cores, padrões e texturas, até porque como é uma divisão onde se passa efectivamente pouco tempo, não há o risco de nos “cansarmos” do visual. Seja com uma tinta em tons vibrantes, cores monocromáticas ou em giz para escrever todos aqueles recados e lembretes. Em alternativa, experimente um papel de parede que dá nas vistas; ou então stencils e autocolantes engraçados. As paredes do seu hall reclamam a sua criatividade.




  • Preencha o espaço vazio debaixo da mesa ou consola com cestos em verga ou caixas revestidas a tecido para guardar correio, revistas, cachecóis e luvas; ou então pequenos ottomans ou poufs quadrados.




  • Se for uma necessidade, aproveite as paredes deste local para criar espaços de arrumação inteligentes: prateleiras, ganchos, cabides, pequenos armários.





  • A nossa casinha está a ser..aos poucos..completada. Um tapetezinho aqui, uma almofadinha ali, um quadro acolá.. é aos poucos que se chega lá! Porque assim até sabe tão melhor do que ter tudo duma vez só. Ir namorando as peças que imaginamos que iriam ficar a matar na nossa casa..planeando as conjugações de cores, objectos, etc.
    E mesmo assim, ao fim de um 1 e e 4 mesinhos já conseguimos muita coisa!
    Próximos projectos: Quarto Principal (ainda em standby) e Hall de entrada. E já andei a namorar aqui umas hipóteses:


    
    





    8 comentários:

    1. Eu gosto muita penultima e antenultima, ando a procura assim de uma mesa rustica ou oriental para por por baixo do meu quadro das girafas =) e com caixas por baixo daquelas giras como na foto.

      Parece-me muito bem! Ehehe e concordo contigo sabe tão bem comprar as pecinhas pouco a pouco e ir montando o nosso lar...é tipo Sims! LOOOOL

      ResponderEliminar
    2. Os que mostras são óptimas inspirações! bj

      ResponderEliminar
    3. O João sempre com dicas construtivas :)

      Li, eu também gosto muito. Principalmente do ultimo com o puppie! ;P
      Tu já tens um hall de entrada bem arranjadinho, eu como viste, está deserto! lol
      É tipo sims é..é pena é não arranjar dinheiro com um shortcut como eles :P

      Rita, também acho muito inspiradoras estas fotos! ;) Beijo

      ResponderEliminar
    4. Acho que ficava o máximo :), deixavas qualquer um de boca aberta ao entrar em casa!

      ResponderEliminar
    5. Sim, para uma primeira impressão e pêras! :P

      ResponderEliminar
    6. Convidas os pais do teu namorado a visitar depois de o colocares :p

      ResponderEliminar